Taurina: o que é, para que Serve e como Tomar

Opinião - Luiz Felipe Pondé: Hipocondria e Retardo Mental são os Modelos de Envelhecimento Hoje

Em indivíduos com níveis de colesterol apenas um pouco elevado, simples alterações na dieta podem reduzir ou até mesmo evitar o uso de medicamentos contra o colesterol. Vários estudos já analisaram cérebros de pessoas, encontraram alterações típicas da doença de Alzheimer em estágio avançado, mas esses indivíduos não apresentaram qualquer sintoma da doença. A alimentação para colesterol alto deve ser pobre em alimentos com gordura, industrializados e açúcar, isso porque esses alimentos favorecem o acúmulo de gordura nos vasos. As frituras devem ser reduzidas, sendo a melhor escolha os alimentos grelhados e assados. O frango, como vemos, é um dos alimentos mais nutritivos e populares do mundo, mas também costuma ser uma das principais fontes de intoxicação alimentar. Neste artigo faremos uma rápida revisão sobre a dieta mais indicada para o controle do colesterol. Mudanças no estilo de vida, incluindo a prática regular de exercícios físicos e uma dieta adequada, são importantes medidas para o controle dos níveis de colesterol. Entretanto, quanto maior for o valor do colesterol LDL, mais importantes se tornam as mudanças de hábito de vida. Mudanças no estilo de vida com adoção de uma alimentação saudável, ser fisicamente mais ativo, manejo de estresse, boa qualidade de sono, abandono do tabagismo e moderação no consumo de bebidas alcoólicas são estratégias potenciais para controle das taxas de colesterol, manutenção da saúde cardiovascular e melhor qualidade de vida.

Nos adultos, o perfil lipídico pode ser solicitado pelo médico nos exames de rotina, a fim de detectar precocemente se há dislipidemia (alteração das gorduras no sangue), e instituir o tratamento apropriado o mais cedo possível. O médico lembra que a importância de fazer o diagnóstico de gordura no fígado é porque, em suas etapas iniciais, ela pode ser resolvida com a perda de peso e mudança de hábitos de vida. Por exemplo, o exame do perfil lipídico, que detecta se há elevação de colesterol e outras gorduras no sangue, pode ser solicitado após os 10 anos de idade. Sendo assim é importante realizar exames preventivos para avaliar o perfil lipídico do indivíduo. Quando devo fazer exames? Segundo Celi Santos Marques, uma das organizadoras do texto e membro do Departamento de Cardiologia da Mulher da sociedade, os riscos de morte nas mulheres são mais elevados do que nos homens quando apresentam doença cardiovascular. É o médico que acompanha o paciente que faz esta avaliação e solicita-o quando indicado. No entanto, se houver história familiar de aumento de colesterol na família, ou doença cardiovascular prematura (com 55 anos ou menos para homens e com 65 anos ou menos para as mulheres), o médico já poderá solicitar a partir de 1 ano de idade, conforme cada caso.

Um estudo publicado na revista Nature em março deste ano feito por especialistas de psiquiatria e nutrição aponta que o TCA, apesar de mais diagnosticada em obesos, não acomete apenas quem atende a este critério. Se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante. Quem deve fazer dieta para baixar o colesterol? O "ruim" é o LDL, que transporta o colesterol e um pouco de triglicerídeos pelo sangue, para armazená-los e utilizá-los em biossínteses. Em vez de focar num valor alvo de LDL, o tratamento é indicado nos pacientes com risco cardiovascular elevado, mesmo que os valores do LDL não sejam muito elevados. Por outro lado, gorduras saturadas ou gordura trans, presentes em fast-foods, doces, chocolate, manteiga, carne vermelha e vários produtos industrializados, são péssimas para a saúde, pois, entre outros efeitos, elevam o LDL e reduzem o HDL. Para a autora do trabalho e professora associada de medicina no Instituto Cardiovascular Knight, da Universidade de Saúde & Ciência de Oregon, nos EUA, Nathalie Pamir, isso é suficiente para que as concepções atuais em relação ao HDL sejam revisadas. Fontes: Carlos Scherr, cardiologista e diretor-geral do INC (Instituto Nacional de Cardiologia); Diva Peçanha, nutricionista do Serviço de Cardiologia da Criança e do Adolescente do INC (Instituto Nacional de Cardiologia); Andreza Penaforte, nutricionista, professora de nutrição da Unifor (Universidade de Fortaleza); Laura Mendonça, cardiogeriatra do Hospital Estadual Eduardo Campos da Pessoa Idosa em Recife; Fernanda Ferraz, nutricionista do Laboratório Dasa; e Rosita Fontes, endocrinologista dos laboratórios Sérgio Franco, Lâmina e Bronstein.

William Dichtel, da Universidade Northwestern. É importante salientar que além da dieta, para reduzir o colesterol também são essenciais o controle do peso corporal e a prática de exercícios físicos regulares. Com a idade, a composição corporal muda: os músculos diminuem e o tecido adiposo aumenta. Ele se torna um risco importante na medida em que, ao contrário de fatores que chamamos de não modificáveis (idade, genética), o colesterol alto, é o que chamamos um fator modificável, isto é, os seus níveis podem ser diminuídos com algumas medidas, como alimentação e medicamentos, entre outras medidas. A periodicidade para realizar o exame de sangue vai depender da idade, doenças e outras condições que cada pessoa apresente. O ideal é, no entanto, que o começo do rastreamento e sua periodicidade sejam definidos caso a caso, com a avaliação de um especialista. Esta substância tem uma ação diurética, isto é, aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Medidas específicas tais gemfibrozil sem receita como diurese forçada, diálise ou hemoperfusão provavelmente não ajudam na eliminação de agentes anti-inflamatórios não-esteroides devido a seu alto índice de ligação às proteínas e metabolismo extenso. Segundo os dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível conferir o índice ideal para crianças até os 15 anos de idade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *